Como ter qualidade de vida e saúde

qualidade de vida no trabalho, vida e saúde, eu amanhã, fabiana aparicio, lei da atração, vida com proposito

Qualidade de vida no trabalho e na vida e saúde.

Antes de tudo, você precisa saber o que é ter qualidade de vida e saúde para você. Para algumas pessoas pode ser ter mais tempo para fazer o que gosta. Para outras pessoas pode ser ter uma vida mais saudável. Há quem ache que ter qualidade de vida é trabalhar com o que gosta, perto de casa. Ou ainda, ter uma ótima saúde e disposição. Afinal, o que você precisaria ter na sua vida para considerá-la com qualidade?

Eu sugiro fortemente que antes de prosseguir a leitura você tenha isso muito claro em sua mente. Defina para você o que você precisa ter para que considere a sua vida, uma vida com mais qualidade.

De forma geral, ter uma vida de qualidade implica em estar bem física, emocional e mentalmente, o que significa que para que isso ocorra alguns elementos que eu considero básicos e objetivos tem que estar presentes e outros, que são subjetivos, são aqueles que você trouxe quando lhe fiz aquela pergunta acima e esses elementos podem estar listados abaixo ou podem ser coisas completamente diferentes e individuais, mas que representam para você qualidade de vida.

Estar bem fisicamente implica em cuidarmos do nosso corpo físico, movimentando-o regularmente, cuidando da forma como nos alimentamos e abastecendo-o de energia;

Estar bem emocionalmente, no geral implica em nos conhecermos bem, os nossos mecanismos de resposta e sabermos lidar com as nossas emoções e também com as emoções daqueles com que nos relacionamos;

Estar bem mentalmente implica em termos um gerenciamento saudável das nossas tarefas, viver em uma organização mínima, e promover uma reflexão constante que nos conduza a definição clara de objetivos e elaborar estratégias para alcançá-los.

Se eu consigo conciliar estes elementos acima, eu posso dizer que já estou trabalhando os elementos básicos para conquistar qualidade de vida e saúde. Busque trazer para sua vida uma condição em que você:

– Tenha energia, saúde e disposição para realizar;

– Preencha o seu tempo com coisas que tenham significado para você, ou que realmente goste de fazer ou pelo menos com atividades que você entenda que te levarão a alcançar um objetivo;

– Tenha relacionamentos saudáveis e positivos;

– Perceba um aumento do seu autoconhecimento e se perceba em evolução;

– Destine tempo suficiente para cada um dos seus papéis.

E os elementos subjetivos?

Se você tem uma organização clara e gerencia de forma eficiente a sua vida, basta seguir 4 passos para conquistar a sua qualidade de vida e saúde:

  1. Tenha clareza

O que eu efetivamente preciso modificar em minha vida atual para conquistar a qualidade que tanto quero? Tenha claro tudo o que você gostaria de alterar no campo pessoal, profissional, social, etc.;

  1. Planeje

Transforme esse “texto” corrido que foi a sua reflexão em objetivos e metas (com prazos!) e o que você precisa fazer para alcançá-las. As metas conduzem aos objetivos e os objetivos devem refletir as alterações que quer fazer em sua vida para promover o alcance de qualidade (quer ler mais sobre isso? Clique aqui!). Elenque os principais pontos. Não queira mudar tudo de uma vez.

  1. Foque

Sabendo quais são os principais pontos, escolha um ou dois no máximo para trabalhar e foque neles. Lembre-se que empenho e dedicação são fundamentais, por isso a necessidade de focar. A cada tarefa desmotivadora que tiver que desempenhar, lembre-se do seu objetivo final. Atribuindo um valor à tarefa, você se sentirá mais motivado para realizá-la;

  1. Execute

Ponha em prática. Mais uma vez. Planejamento sem execução não é nada e não vai te levar onde você quer. Às vezes é duro ouvir isso, mas é verdade. Se você ainda não alcançou o que queria, verifique se está havendo dedicação e se você tem disciplina para começar a executar e ir até o fim. Se não, pergunte-se o que está me impedindo?

 

 

1 Comment

  1. Muito bom o material Fabi. Com certeza vai me ajudar e mto. 💋

Deixe uma resposta

*

© 2019 eu, amanhã

Theme by Anders NorenUp ↑