E como isso pode te mostrar novas possibilidades.

Já falei em um post anterior sobre como é importante termos objetivos definidos. Na verdade, ter os objetivos não basta. É preciso colocá-los no papel e detalhá-los, fazendo com que eles se quebrem em metas e ações.

Este é um dos aspectos que podemos dar ênfase para responder a perguntar título do post de hoje. O seu foco está nos objetivos que você quer conquistar ou está em qualquer outro lugar? É claro para você que se você não tiver foco, não vai chegar onde quer, não é?

“Para quem não sabe onde vai,
qualquer caminho levará até lá.”
Lewis Carrol (Alice no país das maravilhas)

OK. Este é o aspecto mais óbvio, mas existe um outro, muito, muito interessante. E especial. Porque ele pode mudar o seu jeito de ver a vida. E espero, sinceramente, que mude. Esse outro aspecto é: o seu foco está no problema ou na solução?

É bem comum nos fixarmos nos problemas que temos e mais ainda em como é difícil resolvê-los. Como é difícil sair de algumas “ciladas”. E ficamos repetindo isso para nós mesmos, o tempo todo. Quer um exemplo atual e geral? “Estamos em crise.”, “É a crise!”, “Tá tudo muito difícil!”, “Com a crise, ninguém vai comprar meu serviço!”, “Enquanto a crise não melhorar, nada vai dar certo!”. E por aí vai…pensamentos como esse focalizam no problema. O tempo inteiro.

Quando fazemos isso, estamos afirmando para nós mesmos que não é possível encontrar uma solução e que o problema é permanente.

O que proponho é mudar o foco. Saia do problema e foque na solução. E isso é possível com perguntas simples, mas muito poderosas que você pode fazer para você mesmo: O que tenho que aprender com essa situação? O que ela está tentando me mostrar? O que posso fazer de diferente a esse respeito? Se eu soubesse que qualquer coisa que eu fizesse daria certo, o que faria a respeito agora?

Fazendo isso, você passará a pensar na solução e abrirá sua mente para novas possibilidades. Percebe?

Tudo depende de onde está o seu foco. Onde você está colocando a sua atenção e como você guia a sua mente para te dar as respostas que você quer.

Se você se mantiver pensando na crise e nos problemas decorrentes para você, a sua mente vai dar as respostas que você procura. Ela vai trazer à tona evidências de que realmente a crise é um problema enorme e permanente e que você não pode fazer nada a respeito. Ao contrário, se você se perguntar o que você poderia fazer, que ainda não fez, para sair dessa situação, a sua mente lhe dará as respostas que procura. Basta fazer as perguntas certas. Perguntas que mudarão o seu foco, do problema para a solução.

E então, o que achou? Que tal? O que pensa de tirar os próximos dias para avaliar onde você coloca o foco? E trabalhar, imediatamente, para mudá-lo, quando perceber que ele está onde você não quer?

Meu convite hoje para você é este. Aproveite!